sábado, 24 de março de 2012

BÚFALOS



Os búfalos são animais domésticos da família dos bovídeos, de origem asiática, utilizados para produzir carne e leite para consumo humano.
São classificados na sub-família Bovinae, gênero Bubalus, sendo divididos em dois grupos principais: o Bubalus bubalis com 2n=50 cromossomos, também conhecidos como "River Buffalo" búfalo-do-rio, e o Bubalus bubalis var. kerebau ou Carabao com 2n=48 cromossomos, composto por apenas uma raça, conhecida como "Swamp Buffalo" búfalo-do-pântano.
No Brasil, são reconhecidas pela Associação Brasileira de Criadores de Búfalos quatro raças: Mediterrâneo, Murrah, Jafarabadi (búfalo-do-rio) e Carabao (búfalo-do-pântano). Os animais da raça Mediterrâneo têm origem italiana, possuem aptidão tanto para produção de carne quanto de leite, têm porte médio e são medianamente compactos.
Búfalo da raça Jafarabadi
A raça Murrah, de origem indiana, apresenta animais com conformação média e compacta, cabeças leves e chifres curtos, espiralados enrodilhando-se em anéis na altura do crânio. Jafarabadi, também indiana, é a raça menos compacta e de maior porte, apresenta chifres longos e de espessura fina, com uma curvatura longa e harmônica. A raça Carabao é a única adaptada às regiões pantanosas, e está concentrada na ilha de Marajó, no Pará; teve sua origem no norte das Filipinas, apresenta pelagem mais clara, cabeça triangular, chifres grandes e pontiagudos, voltados para cima, porte médio e capacidade para produção de carne e leite, além de serem bastante utilizados como força motriz.
Búfalo da raça Murrah
 Os Bubalinos têm temperamento dócil, o que facilita sua criação e manejo e se adaptam bem às condições ambientais úmidas. Como sua pele é preta com poucos pêlos também pretos, sofrem muito quando estão sob a luz do sol e, o que agrava ainda mais é a dificuldade que os bubalinos têm de dissipar o calor extracorpóreo, em função do reduzido número de glândulas sudoríparas. Por esse motivo, em seu ambiente criatório, ele necessita de açude ou lago para ficar mergulhado nas horas mais quentes do dia, tendo ainda como coadjuvante para a sua perfeita regulação térmica corpórea, áreas de sombra.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Exportação estimula investimento em criação de búfalos no PA

Quase dois milhões de cabeças de búfalos estão no Pará.
Estado é um dos maiores exportadores de bubalinos do país.

Do Globo Rural

O crescimento na exportação de búfalos, no Pará, tem feito com que criadores da região invistam cada vez mais em melhoramento genético.
O Brasil possui três milhões de cabeças de búfalos. Quase dois milhões estão no Pará, segundo dados da Federação da Agricultura do Pará. O estado é um dos maiores exportadores de bubalinos do país. Só este mês 4,5 mil fêmeas e 100 machos de alta qualidade das raças murra e mediterrâneo irão embarcar para a Venezuela.
Antes de saírem do país os búfalos ficam de quarentena, quando passam por uma série de exames realizados por veterinários dos dois países. O rebanho que irá embarcar no início de abril está em uma fazenda na cidade de Inhangapi, no nordeste paraense.
Esse processo faz parte de um acordo assinado há quatro anos entre Brasil e Venezuela. O protocolo zoosanitário garante que o animal seja exportado livre de qualquer doença. “Dentro deste protocolo também é feita uma série de vacinações fora a vermifugação”, diz a veterinária Patrícia Moraes.
O rebanho brasileiro comprado pela Federação Bolivariana de Criadores e Agricultores da Venezuela é destinado à criação. A Venezuela se tornou o segundo criador de bubalinos da América Latina. O primeiro é o Brasil.
Veja o vídeo sobre Búfalos em:
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/03/exportacao-estimula-investimento-em-criacao-de-bufalos-no-pa.html

Um comentário:

  1. São animais super dóceis!!!! Sua carne tem um sabor maravilhoso...E os queijos sao fantásticos...Além de seu leite conter menos gordura que o leite bovino. Falta apenas um marketing ideal para difundir a comercialização de carne, leite e outros subprodutos no mercado.

    ResponderExcluir