sexta-feira, 25 de maio de 2012


Vamos saber mais sobre mais um animal silvestre da nossa região, o caititu:


Caititu
(Tayassu tajacu)


  Transforma-se em luvas
  O caititu ocorre em várias regiões. Nas Américas é encontrado tanto na selva amazônica como no sudoeste dos Estados Unidos, sobrevivendo graças aos cactos do deserto. Também se dá bem nas planícies cobertas de vegetação do sul da Argentina, chegando até a Patagônia. O caititu come frutos, lagartos e cobras, mas se alimenta principalmente de grama e raízes. Como todo porco do mato, forma pequenos grupos que provocam grandes danos às plantações. Os caititus são ativos durante o dia; no verão alimentam-se só de manhã e no principio da noite. Embora sejam parecidos com os javalis, os caititus não têm presas salientes; suas patas traseiras têm um dedo a menos e os filhotes não são listrados.
   A fêmea tem um único par de mamilos. A estrutura dos dentes do caititu e a divisão de seu estômago em compartimentos são semelhantes às do boi e de outros ruminantes.
   O queixada é maior que o caititu. Ocorre desde o México até o Paraguai. O couro do caititu e do queixada tem muitos usos, especialmente a fabricação de luvas finas.
Filo: ChordataClasse: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Tayassuidae

Características:
(caititu de colar branco)
Altura: 45 cm
Período de vida: 25 anos
Vive em grupos de 6 a 30 indivíduos
Período de gestação: 145 dias
2 a 4 filhotes por ninhada
Possui uma glândula dorsal que segrega um líquido de odor desagradável



Fonte: achetudoeregiao.